segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Deus - lado B: egocentrismo.

Acho incrível como o ego do ser-humano é capaz de transformar tudo em uma história sobre ele mesmo. Mais alguém aí acha absurda a concepção de Deus que muitas religiões têm ou sou só eu?
Deus é a caracterização, em forma de entidade, de todo o egocentrismo individual humano somado. Todos somos egocêntricos, vemos o mundo girando ao nosso redor. Analisamos as situações sempre pelo nosso ponto de vista, ou seja, tendemos sempre ao que nos interessa.
Acreditar que esse ser chamado Deus existe para, basicamente, tomar conta de cada atitude individual de cada maldito ser-humano que existe é de uma alienação, de uma ingenuidade.
Falar que "Deus é Deus e por isso pode tudo" é um argumento razo, portanto, não me venham com essa. "Porque sim" nunca é resposta, principalmente para Deus - para um ser tão grandioso, TUDO tem uma justificativa palpável e realista; Ele criou o real, Ele criou a lógica. Você não saber qual é não anula sua existência. Pare de achar que sabe quem é Deus e o que Ele quer.
A grande verdade e que ninguém faz idéia de quem é Deus, quais são seus valores, o que de fato Ele quer, quais são os parâmetros e limites de suas ações e até mesmo de sua própria existência. Porque, sim, mesmo que muitos não acreditem, Deus existe de fato, ainda que no final possa ter sido apenas um átomo filho da puta que fez a ligação certa para começar aquela porra toda que nos permitiu estar aqui hoje em dia; A teoria da evolução é muito interessante, mas nem tudo nesse mundo pode ser explicado pela nossa limitada ciência - é limitada SIM, lide com isso, seu ateu de meia tigela.
Temos uma variedade infindável de religiões, crenças, teorias, livros... Quem acha J.K. Rowling genial deveria ler "A Bíblia Sagrada". Impossível existir livro mais mágico, bem amarrado e envolvente, é um best-seller de dar inveja em qualquer escritor; Também pudera, foi traduzido tantas vezes, foram tantas inclusões à obra original... É quase como "A História Sem Fim".
Não confie na Bíblia, não seja medíocre. Sem nenhum eufemismo: é burrice acreditar nesse livro. Por quê? Todos sabemos que qualquer coisa que dependa da vontade humana serve para algum interesse específico. Conhecendo o homem e a história dele, vai mesmo comprar a idéia de que esse troço é uma tradução exata de pergaminhos escritos, em uma língua morta, há mais de 2.000 anos? Algumas edições são até mais honestas e avisam que tratam-se de interpretações baseadas em arquivos antigos, mas ainda assim não deixam de lado a origem duvidosa.
Vai nessa que a igreja católica mantém isso a sete chaves porque trata-se de informação valiosa. Ela esconde porque sabe que a verdade é bem diferente do que ela sempre vendeu com o intuito de reordenar e coordenar a sociedade, como se fosse um rebanho; Uma escravidão presa a valores e conceitos que servem a propósitos patriarcais retrógrados destinados a manutenção do poder da igreja. Você já foi ao Vaticano? É uma alegoria de mau gosto que reforça toda a história nojenta que está por trás da instituição capitalista conhecida como "A Santa Igreja Católica".
Nunca parou para pensar no tamanho do barulho, não é mesmo? Sabe o que é isso? O medo e o egocentrismo falando mais alto. Deus existe nessa exata concepção, e ele VAI te castigar por CADA erro (sinônimo de pecado, perceba) que você cometer ao longo da sua vida, porque ele não faz mais nada além de nos vigiar e contabilizar o que produzimos e o que destruimos; Você deve servi-lo para garantir a eternidade dourada do paraíso divino, e se Ele não curtir sua atuação na peça de teatro que é a vida, beijos, te manda para o inferno, onde arderá numa piscina de enxofre para todo o sempre. Sádico, não é? Tão sádico que parece... Humano. Imagem e semelhança? Audácia e prepotência.
O que permite a manutenção dessa fé cega é o medo que temos de nós mesmos. Nosso maior juiz é a nossa própria consciência; Ela sempre vai te condenar antes de qualquer tribunal divino, e é por ela que você passará pelo inferno. O seu inferno pessoal, criado por você, para você, algo totalmente personalizado.
Foi uma ótima sacada Dele criar a consciência humana; Ela é seu lado egoísta te fazendo sofrer, te fazendo repensar toda e qualquer atitude que o tenha afastado da perfeição que deve alcançar, sendo essa pessoa incrível que você é. Você é o máximo, não é? Você é Deus, bem vindo ao inferno.


2 comentários:

  1. Opa .. rs Falar sobre Religão é hiper complicado. Vai tentar explicar pra alguém que Deus é sinônimo de conforto para quem está desesperado, e acha que já não tem mais p onde correr ? Explicar q Jesus Cristo foi humano é quase um crime pra quem possui uma fé exarcebada. P outro lado é comprovado estatisticamente que é melhor p ser humano ter algm tipo de fé. Na verdad, é bom todo mundo Crer em alguma coisa. O facto é que o Catlicismo sempre soube fazer o melhor merchan sobre seu produto. Vc é mt corajoso de colocar esse assunto em pauta e vai desagradart gente. MAs acho q é p isso que adoro seus teto: há muita personalidade aqui. Beeijos e adorei a sua visão sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. desagradar mt gente **
    p isso q adoro seus textos **

    ***Ainda aprendo a rever o q escrevo antes de enviar .. rs

    ResponderExcluir